domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Nossa República

Boas a todos os meus caros leitores. De acontecimentos desta semana vou aqui destacar o início das comemorações dos 100 anos da implantação da nossa República. As comemorações do centenário vão acontecer ao longo do ano um pouco por todo o país nos locais relevantes que marcaram os acontecimentos desde o fim da monarquia e a instauração da República. O primeiro marco relevante aconteceu no 31 de Janeiro, que comemora as primeiras acções militares e as comemorações vão culminar no dia 5 de Outubro. Posto isto, acho que ficava bem falar aqui um bocadinho sobre a nossa República, que este ano comemora o seu centésimo aniversário. Está velhinha a nossa República, por isso não admira o estado em que ela está, senil e acamada, que já ninguém percebe esta república e parece que não vai a lado nenhum.
Não sei se a culpa é da sua idade avança, ou do serviço hospitalar que está a tomar conta dela, que parece que esses senhores também não sabem muito bem o que lhe fazer. Dizem eles que são as pessoas mais capazes para tomar conta da nossa querida República, que confiemos neles e de repentes, vemos a nossa velhinha, numa rampa na maca na eminência de cair, sem ninguém por perto para a segurar. É o serviço de saúde que temos.

A nossa República faz-me lembrar o José Saramago, é empurrada em cadeira de rodas, já diz coisa com coisa, só faz o que quer, e quando o faz, dá polémica de certeza. Não se admirem de qualquer dia a nossa República emigrar para Espanha. Que fique bem claro que tenho muito orgulho em ser Português, e tenho sempre presente a minha pátria … e a sua maca … e mais a arrastadeira … e o ortopedista. Mas sempre com muito orgulho.

Cavaco Silva e Manuel Alegre no discurso das comemorações do 31 de Janeiro citaram quase ao mesmo tempo, a poucos metros de distância, citaram a mesma frase de Guerra Junqueiro um dos primeiros republicanos. “Não uma república doutrinária, mas uma larga, franca, nacional, onde caibam todos”, foram as palavras proferidas por ambos, o que no meu modesto ponto de vista, só revela duas coisas. Ou que Manuel Alegre já anda a estudar muito bem a sua lição para as Presidenciais, e podemos ver que já tem pinta de presidente, ou afinal sempre há escutas, e é a franja “verdadeiramente socialista” que lá as pôs.

Esta semana, ouvi boas anedotas, a que destaco chama-se “Lei das Finanças das Regiões Autónomas”, é mesmo muito boa. Não vou aqui contar por não sei contar anedotas e quem sofre com a categoria desta anedota é o grande almanaque chamado “Orçamento de Estado”, que também tem umas piadas muito boas.

Parece que os melhores lugares nos estádios de futebol são os túneis. A Federação Portuguesa de Futebol bem que podia começar a vender bilhetes para os túneis sempre dava para fazer mais uns trocos. Mas ao que parece este assunto ainda vai dar muito que falar e também não devo ficar indiferente.

E pronto, esta por esta semana é tudo, para a semana é mais e com melhor qualidade, ou provavelmente não. Fiquem bem e Viva a República!

Sem comentários:

Enviar um comentário